Uma defesa da liberdade de imprensa

June 29, 2022

Imprensa

Uma máquina de impressão tipográfica. Invenção de mais de 500 anos, feita por Gutemberg, que produziu efeitos significativos na estrutura da sociedade. Afinal, foi o marco inicial da imprensa no Ocidente.

A imprensa permitiu, já no seu primeiro século de existência, que a Bíblia fosse traduzida do latim para outras línguas e que Martinho Lutero questionasse o poder e os dogmas da Igreja Católica. Logo, desde o início de seu desenvolvimento, ficou claro o seu papel: informar e questionar.

Ainda hoje, essa função se mantém. Porém, há uma grande quantidade de indivíduos que despreza a importância dessa atividade. Por isso, as linhas a seguir serão uma defesa da importância da liberdade de imprensa.

Em nosso ordenamento jurídico, no art. 5º da Constituição, a liberdade de expressão é resguardada como um direito fundamental. Não obstante, o artigo 220 reitera essa garantia, ao assegurar a liberdade de imprensa, em prol da livre circulação de ideias e pensamentos e da proibição da censura.

Mesmo com essa proteção constitucional, por que ainda há quem insista em atacar a imprensa? Porque, sobretudo, ela incomoda. Porque ela atrapalha a disseminação de projetos autoritários. Porque ela impede que a corrupção se perpetue. Porque ela resguarda o bom funcionamento da democracia.

Não faltam exemplos que ilustrem esse raciocínio. Na ditadura brasileira, por exemplo, criou-se a Lei 5250 em 1967 para controlar e censurar a atividade da imprensa. Pelo mundo contemporâneo, China e Venezuela perseguem jornalistas, censuram reportagens e controlam as informações a respeito do governo. Ademais, se não fosse a imprensa, o mensalão e a Lava Jato, apenas para citar exemplos nacionais recentes, jamais seriam de conhecimento da sociedade civil.

A imprensa incomoda não só aqueles que detêm o poder, mas toda a sociedade, uma vez que erra e adota posturas questionáveis. Assim, criticá-la e questioná-la faz parte do processo.

Mas, acima de tudo, a liberdade de imprensa precisa ser defendida. Pela luta contra a corrupção, pelos direitos individuais, pela democracia. E desconfie de quem a ataca, a antagoniza. A imprensa livre incomoda e por isso precisa existir.