Onde está a liberdade para os negros?

June 18, 2018

Racismo

“Esse Fernando Holiday aqui é um capitãozinho do mato. Porque a pior coisa que tem é um negro usado, pelo preconceito, para estigmatizar”

O pré-candidato à presidência da república Ciro Gomes hoje pela manhã ofendeu o vereador Fernando Holiday, desqualificando-o pela condição de sua etnia. Esse tipo de ofensa é crime previsto no artigo 140, §3º do Código Penal, chamado de injúria racial. A pena prevista pela lei é de prisão de um a três anos e multa.

Não é incomum encontrarmos na internet referências depreciativas a negros que não se enquadram na cartilha previamente determinada por vários grupos de esquerda.

Assim que eleito, Fernando Holiday foi alvo de um texto, cujo título é “quantos mandatos Fernando Holiday do MBL cumprirá até tornar-se negro?”

Outra matéria recente, insinua o mesmo argumento, mas dessa vez, envolvendo o ministro Joaquim Barbosa, também com uma pergunta: “Joaquim Barbosa na Presidência seria uma conquista para os negros?”

Aproveitando essas indagações, eu peço licença para fazer algumas outras: que emancipação é essa que não me dá o direito de agir de acordo com a minha livre consciência? Que democracia é essa, na qual não posso me filiar ao partido ou a corrente política que desejo?

Onde está a liberdade para os negros?

É justo termos que gostar somente de samba e futebol? É justo termos que raspar a cabeça para seguir a regra de boa aparência no trabalho?

Se os estereótipos são uma faceta do racismo, por que precisamos todos ter a mesma inclinação política, agir da mesma forma, lutar pelas mesmas coisas?

É preciso respeitar a individualidade e a liberdade de cada um. É necessário reconhecer a lógica diversidade existente dentro de uma população equivalente a mais de 100 milhões de pessoas e enxergar o quanto isso pode ser benéfico.

Devemos nos lembrar da famosa frase “posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”.

Não precisamos concordar com os posicionamentos de Fernando Holiday, mas é preciso respeitar sua opinião e, como a conduta de Ciro Gomes é tipificada como infração penal, há plena razão ao se considerar a judicialização do caso.