O papel da juventude no futuro do Brasil

January 12, 2023

Democracia

É claro que o debate público sempre foi acalorado. Todavia, a recente escalada de violência em manifestações no Brasil nos deixa uma questão: no futuro, todos serão radicais?

Se a criação de líderes se dá primariamente por sua conexão com o povo, só podemos concluir que é preciso, desde já, promover a mudança para melhor. Caso contrário, viveremos um círculo vicioso de polarização e ódio.

Cada indivíduo preocupado com o futuro tem como missão, portanto, provocar o debate alicerçado em fatos, bem como incentivar a busca pela verdade acima de quaisquer projetos políticos.

Na modernidade líquida, com Tik Toks e grupos de WhatsApp, devemos nos esforçar para que não perpetuemos as más práticas daqueles que tanto criticamos. Neste contexto, as manifestações bolsonaristas que depredaram os Três Poderes cruzaram uma linha importante.

Quem conhece a capital federal sabe de seu espírito de monumentalidade. Para os reais patriotas Brasília é terra sacrossanta, devendo ser amada e protegida a todo custo. Ao queimar o carpete do Salão Verde nas manifestações de 08 de janeiro, queimaram também a bandeira nacional e tudo que ela representa. Atacar a capital federal é atacar o Brasil.

Se da juventude de hoje surgirão os líderes do futuro, valho-me este espaço para fazer uma convocação: não nos deixemos render pelo extremismo. Esqueçamos direita e esquerda, é hora de defender a República.

Caso contrário, corremos o risco de caminhar rumo à ruptura democrática, com o agravamento do processo de ebulição social que pode culminar, inclusive, em batalhas campais entre extremistas de todos os espectros políticos.

Um Brasil melhor para o futuro será construído com informação, justiça e muito amor à Pátria e às instituições. A porta estreita é a única passagem para os justos. O resto é baderna e revolução.