O livro esquecido de Adam Smith

February 24, 2023

Economia

O liberal Adam Smith é considerado um dos pais da economia moderna. Seu livro A Riqueza das Nações (1776) é tido como um dos mais importantes da história do liberalismo. Mas, antes dele, veio A Teoria dos Sentimentos Morais.

Enquanto A Riqueza das Nações trata da economia e da forma como os indivíduos agem em busca de seus interesses próprios, A Teoria dos Sentimentos Morais (1759) explora a natureza humana e como os indivíduos se relacionam uns com os outros.

Smith acreditava que os seres humanos são naturalmente empáticos e se importam com o bem-estar dos outros. Ele argumentava que, quando fazemos algo moralmente correto, experimentamos uma sensação de prazer, enquanto que quando fazemos algo moralmente errado, experimentamos uma sensação de dor. Esta ideia é conhecida como a “teoria da simpatia” e é a base da filosofia moral de Smith.

Segundo a teoria da simpatia, nós não apenas experimentamos as nossas próprias emoções, mas também somos capazes de sentir o que os outros estão sentindo. Quando vemos alguém sofrendo, por exemplo, podemos sentir empatia e nos colocarmos no lugar dessa pessoa, experimentando uma sensação de dor. Da mesma forma, quando vemos alguém feliz, podemos sentir alegria e prazer.

Smith argumentava que a empatia é fundamental para a vida em sociedade. Se não nos importássemos com o bem-estar dos outros, a sociedade seria incapaz de funcionar de forma harmoniosa. A empatia nos permite compreender as necessidades e desejos dos outros e agir em conformidade, tornando possível a cooperação e a colaboração entre os indivíduos.

Além disso, a teoria da simpatia também tem implicações para a moralidade e a ética. Smith argumentava que a moralidade não é baseada em regras rígidas e absolutas, mas sim em princípios mais flexíveis e situacionais. Ele acreditava que, ao avaliar uma ação, devemos levar em consideração as circunstâncias específicas em que ela ocorreu e os sentimentos e emoções envolvidos.

Por exemplo, ele argumentava que, em certas circunstâncias, a mentira pode ser moralmente justificada. Se mentirmos para proteger alguém de uma ameaça iminente, isso pode ser considerado moralmente correto. Por outro lado, se mentirmos por ganho pessoal, isso é moralmente errado.

A Teoria dos Sentimentos Morais é uma obra importante não apenas pela sua análise da natureza humana, mas também pela sua influência em diversos pensadores ao longo dos séculos. Smith influenciou tanto filósofos como economistas, e suas ideias tiveram um impacto significativo no desenvolvimento do liberalismo clássico.