“Narciso acha feio o que não é espelho”

October 22, 2018

Política

“O Lula está preso, babaca. Vocês vão perder”. Com essa frase, num discurso descontrolado, Cid Gomes, senador eleito pelo estado do Ceará, jogou a última pá de cal na eleição do candidato do PT. Essa frase foi a que teve a maior repercussão, porém não foi a que me chamou mais atenção.

“Porquê aparelharam as repartições públicas, porquê acharam que eram donos de um País e o Brasil não aceita ter dono”. Essa foi a frase que me fez escrever esse texto! Ora, é muito estranho que alguém que se acha dono do Ceará, reclame que algo ou alguém se ache dono do País. A reclamação de Cid, para falar o mínimo, é totalmente contraditória.

Os Ferreira Gomes iniciaram sua carreira política em Sobral, vindo da Arena, que depois tornou-se PDS, e depois passaram por mais uma série de partidos, sempre em bloco, onde todo o seu grupo político, seus subordinados, acompanhavam o direcionamento da família.

Até 1990, os Ferreira Gomes haviam se limitado àquela região e só passaram a ter relevância estadual quando integraram o grupo do ex-governador Tasso Jereissati. Ciro Gomes foi eleito prefeito de Fortaleza e depois governador do Ceará, esse grupo caminhou junto sob a liderança do Tasso. Em 2006, quando eles se afastaram ou, para alguns, traíram o atual senador, eles começaram a ter seu próprio caminho e seu próprio grupo, enquanto Tasso se viu e se vê até hoje sozinho.

Esse grupo político que busca a hegemonia por cooptação, vejam o que aconteceu com alguns ex-inimigos na última eleição, ou por destruição de adversários, vejam o caso da extinção do Tribunal de Contas do Município, segue querendo ser dono do Ceará há bastante tempo.

A família controla a prefeitura do município de Sobral desde 1997, quando ainda integravam o PSDB; comanda o governo do Ceará desde 2006; estão à frente da prefeitura de Fortaleza desde 2012; o partido que eles são parte hoje, o PDT, está à frente de 52 prefeituras no Ceará; em ato de pré-campanha, Camilo Santana, governador aliado aos Ferreira Gomes, teve a presença de mais de 100 prefeitos.

O problema do Cid Gomes está longe de ser o fato do PT fazer o que fez, o problema dele e dos Ferreira Gomes é que não são eles que estão fazendo isso. Mas é bom lembrar a família, a liberdade sempre vence e uma oposição real e de ideias começa a aparecer!