Mises e as seis lições para a liberdade

August 14, 2020

Liberalismo

A defesa da liberdade muitas vezes se pautou pelo alerta de que deveríamos aprender com os erros do passado. Ludwig Von Mises foi um dos liberais que ficou atento a isso e lutou para que o mundo fosse mais livre ao longo de toda a sua vida, sem sucumbir aos perigos que já mostraram a sua face. Um dos exemplos dessa luta é o livro As Seis Lições, obra analisada em agosto pelo Clube do Livro.

As Seis Lições é a transcrição de um conjunto de palestras feitas por Mises na Argentina. Nelas, o pensador falou sobre os perigos contra a liberdade e a sua fé em futuros mais livres. Em função do seu impacto, é a obra de agosto do Clube do Livro.

Continue a leitura e saiba mais sobre o livro Seis Lições!

Quem foi Ludwig Von Mises

Ludwig von Mises é um dos mais populares e influentes economistas austríacos do último século. Defensor do laissez-faire, Mises atuou na esfera pública combatendo o socialismo e o intervencionismo econômico. Para ele, qualquer ação do Estado na economia acionaria uma cadeia de ações que só pararia com o governo controlando todos os aspectos da nossa vida.

Mises nasceu no Império Austro-Húngaro, em 1881. Filho de pais nobres judeus, foi um aluno brilhante desde os primeiros anos de sua vida acadêmica. Graduou-se em 1906, na Universidade de Viena, onde teve aulas com o economista Carl Menger.

Von Mises participou da Primeira Guerra Mundial como um profissional administrativo e membro do Departamento de Guerra da Austria. Ao longo dos anos, o seu interesse em economia continuou crescendo. O seu brilhantismo logo foi reconhecido e, em 1934, Mises passou a lecionar em Geneva.

Em 1940 Mises migra para os EUA com a ajuda da Fundação Rockefeller. Na Universidade de Nova York, torna-se professor em 1945 e continua lecionando até a sua aposentadoria, em 1969.

Como economista, Mises se tornou um dos liberais mais famosos da história. A sua defesa da liberdade econômica se manteve constante e cada vez mais forte. A sua principal forma de análise era a praxeologia, que priorizava o raciocínio dedutivo e a lógica como forma de entender o mundo.

As seis lições de Mises para a humanidade

Seis Lições é um dos livros de Mises mais populares e uma leitura que já deve ter feito parte do dia a dia de muitos liberais brasileiros. A obra é um texto curto e dividido em poucos capítulos. Seis, para ser mais exato.

O texto é a transcrição de um conjunto de palestras realizadas em Buenos Aires, capital da Argentina, em 1958. Nele, o pensador passa por seis tópicos: o capitalismo, o socialismo, o intervencionismo, a inflação, o investimento externo e a relação entre política e ideias.

Em resumo, cada lição pode ser apresentada da seguinte maneira:

  • o capitalismo é o sistema que melhor gerou e distribuiu riqueza e qualidade de vida na nossa história;
  • o socialismo limita todas as nossas liberdades (e não apenas as econômicas);
  • o intervencionismo econômico leva, a médio e longo prazo, ao completo controle da economia;
  • a emissão descontrolada de moeda para financiar os gastos do governo ou criar empregos de modo artificial leva a um ciclo inflacionário;
  • o investimento externo é o grande mecanismo de desenvolvimento de países;
  • a liberdade sempre vencerá.

O maior liberista de todos

A mensagem que Mises queria trazer para o mundo era clara: não existe liberdade política ou social sem liberdade econômica. Todas as nossas ações são permeadas pelas trocas econômicas, portanto, cercear a nossa liberdade de gastar o fruto do nosso trabalho como gostaríamos é, em último caso, cercear todas as nossas liberdades individuais.

Todas as intervenções do governo na economia causarão o fim da nossa liberdade. Por isso, nós, liberais, devemos colocar as nossas ideias no debate público e mostrar, a partir do aprendizado do passado, os males que a ação Estatal pode ter. No final do dia, como diria Mises, são as ideias, e apenas elas, que podem iluminar a escuridão.

O Clube do Livro analisará As Seis Lições neste domingo, dia 16, às 20:00. Clique aqui para receber o link do webinar com Guilherme Magalhães e Magno Karl e participe do nosso grupo do Whatsapp!